quinta-feira, 24 de março de 2011

Tarefas com Números Decimais

Números decimais...tanta confusão veio trazer às cabecinhas dos membros deste Clube?!
Meninos, temos que tirar esse "nó" das cabecinhas...com muito treino eu acredito que vão conseguir dar a volta!
Aqui ficam mais umas tarefinhas:



Desafios - Noção de metade e de quarta parte

Poderás realizar estes desafios para te tornares mais confiante para a ficha de avaliação de matemática ou estes poderão ser um bom passatempo para as férias da Páscoa! Experimenta, a matemática precisa de muito treino, NÃO DESISTAS!!!





Dominó da tabuada

Para que possam treinar em casa a tabuada e desafiar a  família, podem construir este dominó...
Divirtam-se e mostrem quem é que sabe lá em casa?!
Também poderão aumentar as peças do dominó e pedir a um papá habilidoso para colar em madeira, envernizar e levarem um novo jogo para escola... Poderá ser um jogo útil até mesmo para a hora do recreio, não concordam?



Data das Fichas de Avaliação final 2º Período

É verdade, aproxima-se o final do 2º período e com ele mais um momento de avaliação!
Já foram para casa fichas para que se possam aplicar e assim obter bons resultados...é isso que eu quero, é isso que eu espero!

dia 28 de Março - Estudo do Meio
dia 29 de Março - Língua Portuguesa
dia 30 de Março - Matemática

segunda-feira, 21 de março de 2011

Actividades do Dia do Pai

Desde já, o nosso Clube quer agradecer a presença de todos aqueles "Pais" (verdadeiros ou não, biológicos ou não) que no dia 18 de Março puderam deslocar-se à escola para que os filhotes  partilhassem convosco o quão importante é o vosso PAPEL na vida deles.
Muito OBRIGADA!
Ficam alguns registos desse bocadinho...
1º -  A leitura da história que os membros deste Clube quiseram partilhar convosco " O Meu Pai":



2º Surpresa:

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own slideshow

3º A história que pedimos a um Pai para contar... O Pai da Constança, que tem um bom timbre de voz iniciou a leitura:



4º Por último, os Pais deixaram um lindo testemunho:

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Digital slideshow personalized with Smilebox

A Lua cheia

Será que os meus meninos andaram a olhar para o céu no sábado (19 de Março) à noite???
Pois é, a lua estava linda e ENORME!!!
Uma lua cheia como não se via há 18 anos
A Lua cheia deste sábado, 19 de Março, é a maior desde há 18 anos. Tão grande que lhe chamam ‘Super Lua’.


No dia 19 de Março, a Lua  parecia  invulgarmente maior, porque estava próxima da Terra como não acontecia há 18 anos (1993).

O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos.
No sábado a Lua apresentou-se 13% maior e 30% mais brilhante do que as restantes luas cheias do resto do ano. 




A verdadeira história do Dia do Pai

Vamos saber mais...Qual a verdadeira origem do DIA do PAI? Porque se festeja?

domingo, 20 de março de 2011

Actividades para o dia da árvore

Boa noite Clube!
Amanhã comemora-se o Dia da Árvore, da Floresta... a chegada da Primavera...

Como tal, aqui ficam umas propostas de trabalho:




Agora basta imprimires e começares a trabalhar!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Aula Profª Ana Aguilar - o meu 1º Mozart

Que sorte, hein?!
Hoje começaram o dia com uma aula diferente...enriqueceram a vossa cultura! É tão bom quando sabemos mais...e melhor ainda é quando estamos interessados em queremos saber MAIS!!!
Vamos recordar um pouco daquilo que ficaram a saber sobre Mozart...


A seguir ainda aplicaram os vossos conhecimentos, preencheram o BI de Mozart e fizeram a sua biografia. Claro que tiveram acesso a alguns dados que a Profª Ana vos facultou... Vamos ver o resultado?!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia do Pai

Hoje os nossos meninos levaram um convite especial para casa... gostaríamos que os pais, ou alguém que esteja a representar o seu papel, se juntassem a nós na 6ª feira, dia 18 de Março. Estamos a preparar-vos uma pequena surpresa!

Não se esqueçam: 6ª feira, dia 18 de Março de 2011, às 14h.



P.S. - Pedimos desculpa às Mães, mas o vosso dia também chegará rápido?!

Reunião de Pais

Não se esqueçam, haverá reunião dia 21 de Março, pelas 17h30min, para falarmos das avaliações do Carnaval, bem como do comportamento...
Estou a contar com a vossa presença!

terça-feira, 15 de março de 2011

Elsa Serra - Contadora de Histórias

Hoje tiveram a sorte de poder ouvir bonitas histórias  pela voz de Elsa Serra... Em tão pouco tempo os livros tornaram-se mágicos e as histórias ganharam outra dimensão!

Obrigada por este momento!!!

Vamos agora saber um pouco mais desta SENHORA fantástica:

Elsa Serra

"Elsa Serra Contadora (narradora) de Histórias desde 1999. Publicou o livro “Quero ser Ecritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos), pela Oficina do Livro, Outubro de 2007. Foi responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói, em Lisboa, onde contava histórias com regularidade semanal. Representou Portugal no 11º Encontro de Contadores de Histórias na Feira do Livro de Buenos Aires – Argentina, 2006. Escritora, publicou dois livros infantis: O Senhor das Barbas Brancas, 2003; A Lua Ensonada, 2004. Tem em preparação o seu terceiro livro infantil, baseado numa história tradicional africana. Trabalha desde 2001 com o DGLB – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas no programa de Itinerância de Promoção da Leitura. Co-fundadora da Associação Histórias Desenhadas e projecto Clic, onde tem desenvolvido, enquanto animadora, contadora de histórias, ateliês de escrita criativa e de expressão dramática desde 1999. Trabalhou com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, o Centro Nacional de Cultura e diversas Câmaras Municipais e Escolas, etc. A frequentar o 3º ano da Licenciatura de Educação/Leitura na Universidade Aberta. Curso de Formação Pedagógica para Formadores. Curso de Monitores de Expressão Dramática – João Mota, Fundação Calouste Gulbenkian. Curso de Escrita Criativa – Margarida Fonseca Santos, Centro Nacional de Cultura Curso de Escrita Criativa/ Teatro – Luís Mourão, Teatro da Trindade. Trabalhou como actriz e produtora em vários espectáculos e animações nomeadamente no grupo de teatro O Olho, O Bando e Batatinha e Companhia, entre outros. Curso de Gestão das Artes da Convenção Teatral Europeia. Fez estágio no Grupo de Teatro Meia Preta orientado por Filipe Crawford, André Gago e Miguel Abreu. Curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô. 1987/1990"

sábado, 12 de março de 2011

Os nossos pássaros

Um muito obrigada MUITO grande aos Encarregados de Educação... sem o vosso esforço e empenho não tínhamos tido tanta cor no desfile! Estavam muito bonitos... Espreitem lá!

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow created with Smilebox

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sopa de Letras e Palavras Cruzadas

Para treinar a ortografia e ganhar novo vocabulário podem fazer muitas sopas de letras e palavras cruzadas...
Para começar basta clicar nas imagens... 1,2,3...AGORA!

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval

Mesmo que  não vás a nenhum baile de Carnaval, em casa  podes fazer diversas brincadeiras.  Há muitas opções, como confeccionar as máscaras em papel ou cartão, colorir e até mesmo um joguinho online. 
Para aqueles que vão ficar em casa deixo aqui mais umas actividades, relacionadas com esta época,  para se entreterem... É Carnaval!
Aqui podes criar fantasias...Diverte-te!
Deixo aqui um jogo que ensina o nome de alguns intrumentos utilizados no Carnaval.
Mais um jogo.
Pinta aqui.
Clica e pinta a máscara.
Clica e pinta o garotinho e diverte-te, colocando cores maravilhosas nessa paisagem carnavalesca.
Bob esponja e Partick estão fazendo algumas provas de carnaval , muito legal ,escolhe o teu persongem e diverte-te com essa turma.


Aqui também podes imprimir e fazer algumas máscaras... este tipo de trabalho poderás fazer ao longo de todo ano, com estas máscaras poderás fazer teatros, poderás criar histórias...

Desenhos para pintar - Dia Internacional da Mulher

Imprime e pinta:






segunda-feira, 7 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2011 – CENTENÁRIO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

Celebra-se no próximo dia 8 de Março, pela centésima vez, o Dia Internacional da Mulher.


Em 1903, nos Estados Unidos, as mulheres já realizavam trabalhos remunerados, mas os empregos delas não eram os mesmos dos homens e os salários eram bem menores. Então, as operárias das indústrias de tecidos de Nova York começaram a lutar por seus direitos e pelo direito de poder votar nas eleições.

No último domingo de fevereiro de 1908, as mulheres socialistas americanas iniciaram o primeiro Dia da Mulher, e protestaram por melhores condições.

Em 1910, aconteceu a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen, na Dinamarca. Foi aí que a socialista alemã Clara Zetkin propôs às mulheres do mundo inteiro que a Conferência se realizasse sempre no mesmo dia todos os anos, para pressionar por seus direitos.

No ano de 1914, o Dia Internacional da Mulher, na Alemanha, aconteceu por acaso no dia 8 de Março e lutava pelo direito de voto das mulheres.

Mas há um outro acontecimento que, provavelmente, definiu o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, no ano de 1917, as operárias russas tiveram uma participação importante nas ações que levaram à Revolução Russa de 1917.

Porém, somente na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas de 1921, uma mulher búlgara propôs o 8 de Março como a data oficial das mulheres. Então, desde 1922, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesse dia e, é um símbolo da luta das mulheres por seus direitos na sociedade.

Mulheres Famosas



As mulheres, no mundo ocidental, vivem mais tempo que os homens, assim o afirmam as estatísticas. Numa sociedade que ainda não soube rentabilizar a sabedoria dos mais velhos, esta é uma boa ocasião para apresentar 80 mulheres com 80 anos ou mais, que deixaram a sua marca na história dos povos. Privilegiámos as portuguesas. Espante-se com a diversidade de actividades que tiveram ou têm, desde os Nobel da Medicina e da Paz, à fotografia, meteorologia, teatro, literatura, desporto, política, moda, música e tudo o mais.
80 MULHERES FAMOSAS COM MAIS DE 80 ANOS
 2 - Dame Helvétius
 3 - Marie-Geneviève Arconville
 4 - D. Maria I
 5 - Anna Seymour Damer
 6 - Marquesa de Alorna
 7 - Luísa Todi
 8 - E. Vigée-Lebrun
 9 - Veuve Clicquot
10 - A Ferreirinha
11 - Carlota Grisi
12 - Victoria Windsor
13 - Florence Nightingale
14 - Eugenia Montijo
15 - Juliette Adam
16 - Cosima Liszt Wagner
17 - Mary Cassat
18 - Amélia Cardia
19 - Minerva Chapman
20 - Selma Lagerlöf

21 - Emily Greene Balch
22 - A Bela Otero
23 - Palmira Bastos
24 - Maria Montessori
25 - M. Bárbara Júdice Costa
26 - Elisabeth Arden
27 - Lise Meitner
28 - Mae West
29 - Elaine Sanceau
30 - Anna Vasilichia Aslan
31 - G. Orange-Nassau
32 - Coco Chanel
33 - Sónia Delaunay
34 - Nair de Teffé (Rian)
35 - Georgia O Keefe
36 - Clara Campoamor
37 - Lote Lehmann

38 - Irene Lisboa
39 - Elvira Velez

40 - Maria Lamas